RETROSPECTIVA 2012

14/02/2013 17:35

 

RETROSPECTIVA 2012, 

UM ANO INQUIETO!

Por Dinoráh Rubim, em 31.12.2012

 

O ano do fim do mundo?  É bom deixar claro que essa nunca foi uma profecia Maia. No mínimo a dedução equivocada de algum branco confuso que não soube ler e interpretar o famoso calendário e as profecias dessa grande civilização. Os maias ririam dessa louca dedução!

 

Brasil: inquieto e questionador. Grito e sede de Justiça! 

►Começamos 2012 em luto por uma tragédia: Em 25 de Janeiro, um prédio desabou, levando mais dois outros aos chão, na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro.  Morreram 22 pessoas. Atitudes inconseqüentes de pessoas que faziam uma obra no 9º andar, sem a devida segurança e fiscalização, gerou perdas humanas e materiais para muitos. Pessoas perderam investimentos de toda uma vida.

►Em 25 de fevereiro de 2012, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) que é uma  base Antártica  pertencente ao  Brasil  localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado, Antártica, pegou fogo e ficou parcialmente destruída. Na tragédia, dois militares morreram.

►Brasil – Tragédias naturais: enchentes,  moradores isolados e desolados:  Minas Gerais, Acre e Amazonas. 

Enchente no norte e escassez de água no nordeste. Povo sofre!

►Mas, sem dúvidas, a justiça foi a vedete do ano!

Houve o maior julgamento da história brasileira. Foi contra atos de corrupção: 38 pessoas no banco dos réus. Era o julgamento do Mensalão.  Dessa vez não terminou em pizza.  25 foram condenados. Quem diria!

Ocorreu um mal estar no Congresso Nacional: Carlinhos Cachoeira, o bicheiro envolvido com parlamentares. Mais escândalos rondando o Congresso Nacional.  Senador Demóstenes Torres é cassado e fica inelegível até 2027, por usar seu mandato e beneficiar o bicheiro.

►Em 2012, ocorreram Eleições para Prefeitos e Vereadores. Pela primeira vez com a “Ficha Limpa!”.  Candidaturas e mandatos cassados.

►Grande destaque: Em 22 de novembro, o Ministro negro Joaquim Barbosa, foi empossado como Presidente do Supremo Tribunal Federal. Um xeque-mate no preconceito e racismo nacional. Algo prazeroso de assistir!

 

►Instalação da Comissão da Verdade (CNV). A lei que a institui foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011 e foi instalada oficialmente em 16 de maio de 2012.  A Comissão formada por sete membros nomeados pela presidente e catorze auxiliares atuaram por dois anos, com o objetivo de apurar violações dos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil, por agentes do Estado. Ela deve investigar, examinar e esclarecer os crimes contra os direitos humanos praticados no período. O Objetivo principal da Comissão é esclarecer esses fatos pela voz do Estado. Dessa forma, a “verdade” que a Comissão tornará pública será histórica. Será a “verdade das vítimas”, como define Glenda Mezarobba, pesquisadora da Unicamp. “As comissões desse tipo dão um fórum, um espaço em que as vítimas podem contar suas versões e ter reconhecimento público de suas verdades” afirma.  Esperamos que a Comissão da Verdade, que não age com o caráter punitivo, apenas esclarecedor, consiga atingir dois de seus objetivos: tormar pública a existência de uma ditadura no Brasil e incentivar a participação da sociedade civil na luta pelos direitos humanos e pelo fim da impunidade. (Trechos da Revista de História da Biblioteca Nacional – Reportagem “A Hora da Verdade”, dezembro de 2012).

►Foi o ano em que os brasileiros assistiram estarrecidos as investigações da imprensa sobre um jogo de cartas marcadas em licitações públicas na área da saúde, fraudes feitas por empresas fornecedoras e funcionários públicos. O Governo Federal abriu inquérito –  revolta e indignação dos brasileiros.

► Em entre 13 a 22 de junho aconteceu um grande evento na cidade do Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 190 Chefes de Estado de varias partes do mundo: Rio + 20 – cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Foram discutidas questões ambientais e sociais.

E o documento?  Quem paga a conta de um país menos poluído?  E aí?  Muita conversa, glamour, poucos resultados concretos ...

► Greves nas Universidades e Instituições federais deixaram milhares de alunos sem aulas por 4 meses.

No Esporte: Foi o ano do Corinthians, que conquistou para o Brasil dois grandes títulos:  Libertadores da América e Campeão Mundial (sobre o Chelsea).

Fluminense ganhou o Campeonato Brasileiro. Palmeiras foi rebaixado. Anderson Silva destaca-se como campeão no MMA

 

Olimpíadas de Londres: uma produção cinematográfica. Os ingleses encantaram, da realeza aos plebeus.

Recordes foram batido, sendo o mais marcante o do atleta mais premiado de todos os tempos, o nadador americano Michael Phelps, que supera o quadro de conquista da maioria dos países da América Latina nos Jogos Olímpicos.  Com o recorde de 22 medalhas olímpicas, incluindo 18 de ouro, duas de prata e duas de bronze. Seu feito, sem dúvidas, levará décadas para ser superado, assim como ocorreu com o recorde da ginasta soviética Larisa Latynina, quebrado por Phelps depois de 48 anos. Uma nadador americano Coroado na terra da rainha.

No futebol, Brasil ficou com a prata e o México com o ouro.  Eta ouro difícil de chegar!

No vôlei feminino:  ouro. Bicampeonato!

No vôlei masculino:  prata. Perdemos para os russos.

Com 17 medalhas, o Brasil ficou em 22º lugar no quadro geral, sendo 03 de ouro (Ginástica Artística masculina; Judô feminino; Vôlei feminino), 05 de prata e 09 de bronze.

Grande destaque para os atletas brasileiros paraolímpicos, conquistando a 7º colocação geral para o Brasil, com 43 medalhas (21 de ouro, 14 de prata e 08 de bronze).  Orgulho para os brasileiros!

Na festa de encerramento das Olimpíadas só deu Brasil: Afinal, em 2016, a festa do esporte será aqui.

Saúde no Brasil – um caos, sem novidades, contínuo descaso.

► A violência voltou a crescer em SP, depois de 10 anos em queda. O medo tomou conta da periferia de São Paulo.  Policiais assassinados, quase uma centena, ônibus incendiados. Violência que se estendeu por vários Estados.

► Novelas envolveram os telespectadores, destacando-se: As Empreguetes; Avenida Brasil (dramática), que envolveu o Brasil e aumentou o ibope global.

►Perdas de celebridades nacionais: Hebe Camargo,  Chico Anysio,  Oscar  Niemeyer;   D. Eugenio Sales, Joelmir Beting, Marcos Paulo, Wando, Tinoco, Regina Dourado; e internacionais: Donna Summer, Neil Armstrong, Whitney Houston, Eric Hobsbawn, Michael Clarke Duncan, Larry Hagman.

►Na Política, Dilma consegue se manter no topo da confiança dos brasileiros.

►Retrocesso: 18 de dezembro, CPI de Cachoeira termina sem indiciamentos. A prisão de Cachoeira, pela operação Monte Carlo, da PF, revelou as ligações do bicheiro com empresários e políticos, como o então senador Demóstenes Torres (GO). Após 8 meses de CPI, o relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), propondo o indiciamento de 29 pessoas, foi rejeitado. O texto final não sugere o indiciamento de nenhum suspeito.

►Novos e velhos desafios: revolta de índios, apagões, camponeses mortos em conflitos agrários, greves de servidores públicos federais (professores, polícia, funcionários do INSS e outros). Dívidas em alta e renda em baixa.  Crescemos pouco no PIB.

►No apagar das luzes de 2012 um novo escândalo: “Operação Porto Seguro” – cassados Rosimeri e irmãos Vieira, gente de confiança do Governo na corda bamba. Mais trabalho para a justiça.

 

MUNDO: CRISES E CONFRONTOS

Na América ...

►Briga pela Casa Branca. Em jogo o comando da nação mais importante do Mundo: Obama vs Rmney. Grande confronto!

Novembro de 2012: Depois de uma campanha árdua, o democrata Obama foi reeleito Presidente dos EUA. Abismo fiscal e o fantasma da recessão. Não será nada fácil o segundo mandato de Barack Obama!

► EUA – Novos atentados civis.  Tragédias humanas:

- Julho de 2012: Atirador James Holmes, de 24 anos, vestido de preto e usando máscara de gás,  deixou 12 mortos e 59 feridos na estréia de “Batman, o cavaleiro das trevas ressurge”, no Cinema na cidade de Aurora, Estado do Colorado-EUA. O atirador foi preso no estacionamento do cinema. A polícia teve trabalho para desarmar as sofisticadas bombas instaladas em seu apartamento.

- 14 de dezembro de 2012 – Comoção e dor: 26 mortos na escola primária Sandy Hook, sendo 20 crianças e 06 adultos. O atirador,  Adam Lanza, de 20 anos,  matou a mãe antes de se dirigir à escola para cometer os crimes, na pequena cidade de Newtown, no Estado americano de Connecticut.  Adam Lanza se matou após o ataque. Ao todo, 28 pessoas perderam a vida por ... nada.

► Chaves é reeleito presidente da Venezuela,  mas retoma o tratamento contra o câncer. Admite que poderá não assumir o novo mandato em 2013.

►Venezuela foi aceita no Mercosul e o Paraguai foi afastado do Bloco. A decisão de suspender a participação do Paraguai foi tomada pelos membros do Mercosul em junho devido à destituição de Fernando Lugo da Presidência do país sul-americano. O bloco entendeu que o impeachment de Lugo, em um processo que durou menos de 36 horas, representa uma ameaça à democracia paraguaia. O governo do Paraguai foi assumido por Federico Franco, que apresentou recurso junto ao Mercosul por causa da sanção. Mas os membros do Bloco (Brasil, Argentina e Uruguai) negaram a solicitação.

►Blogueira Yoani Sánchez, filósofa e jornalista cubana,  é presa em 04 de outubro na ilha cubana, devido as suas críticas sobre a situação social de Cuba no governo de Fidel Castro e Raul Castro, editadas em seu blog Generación Y, desde abril de 2007.  Sua prisão teve duração de 30 horas.

 

Na Europa ...

►Naufrágio na Itália: Em 13 de janeiro de 2012, o navio de cruzeiro Costa Concordia, navegando junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana. O acidente causou 32 mortes sendo que 2 corpos não foram encontrados.

►Europa endividada chega ao final de 2012, tentando ganhar fôlego. Espanha, bancos na bancarrota. Grécia, dívida maior que o próprio país. Greves e protestos: Espanha, Grécia e Portugal.

- Alemanha é líder do Bloco e junto com o FMI e a EU liberaram bilhões de euro para empréstimos aos países em crise.

- Nicolas Sarkozy, presidente da França de 2007 a 2012. Foi candidato a reeleição em 2012, mas perdeu para o candidato socialista François Hollande. Em 15 de maio, ele entregou o cargo ao presidente eleito.

- Reino Unido, com David Cameron como 1º Ministro,  se equilibra e sai do vermelho.

- Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia. Ele tem se mantido no governo russo desde a saída de Boris Ieltsin, em 1999. Seu novo mandato é de 2012-2018.

- União Européia recebe o Nobel da paz.  Europa, mais uma vez ganha tempo e fôlego!

 

Na Ásia ...

A Primavera Árabe continua ...

- Tunísia:   Foi na Tunísia que começou a onda de protestos conhecida como Primavera Árabe.  A Justiça da Tunísia condenou à prisão perpétua o ex-presidente Ben Ali pela morte de manifestantes durante os protestos que derrubaram o governo em 2011.

- Síria atravessa o ano de 2012 em Guerra Civil, uma guerra que se iniciou em Março de 2011. Estima-se que mais de 40 mil pessoas foram mortas nos embates entre as forças leais ao presidente sírio Bashar Al-Assad  e o exército rebelde que tenta derrubá-lo.

-  Turquia e Síria estremecem, a um passo da guerra entre os dois países, devido a um problema em suas fronteiras. Em retaliação ao ataque da Síria, a Turquia efetuou disparos aéreos contra o vilarejo sírio de Akcale. A Síria emitiu um pedido oficial de desculpas pelo ataque. Guerra evitada.

- Egito, prisão de ditador.  O ex-presidente do Egito (governou de 1981 a 2011), Hosni Mubarak, foi condenado à prisão perpétua pela morte de cerca de 900 manifestantes civis durante os protestos da Revolução Egípcia, iniciados em janeiro de 2011, que terminou em sua renúncia em fevereiro de 2011.  Egito ainda tateia em uma frágil democracia!

- Iemem: Mais de 12 milhões de iemenitas são chamados a votar no candidato único Abd Rabbo Mansur Hadi, que substituirá Ali Abdallah Saleh na presidência do Iemen, que saiu depois de 33 anos de ditadura.

- ONU declara Palestina um “Estado Observador não membro” (novembro de 2012), uma iniciativa apoiada por 138 países. É um passo para que a Palestina possa seguir no objetivo de um dia ser aceito como membro pleno da organização internacional.

- Guerra no Oriente Médio: intensos conflitos entre Israel e Palestina.  Em represália a votação na ONU sobre o reconhecimento da Palestina como Estado Observador, Israel anunciou a construção de 3.000 casas na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental. Em meio à paralisia do processo de paz, confronto em Gaza matou ao menos 174 palestinos e 6 israelenses em novembro.

- Irã, Mahmud Ahmadinejad,  segue com programa nuclear. Ressaltando que de acordo com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), somente os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) têm o direito de possuírem esse tipo de armamento. Porém, algumas nações não autorizadas possuem armas nucleares: Índia, Coreia do Norte, além de indícios da Ucrânia e de Israel. Em alguns anos, o Irã pode ser outra nação na lista dos países detentores de armamentos nucleares.

Mahmoud Ahmadinejad, fundamentalista islâmico conservador no poder do Irã desde 2005, alega que o programa nuclear iraniano é destinado a fins pacíficos. Ele acusa o Ocidente de tentar impedir o desenvolvimento tecnológico do seu país. Entretanto, Estados Unidos e Israel, principais inimigos do Irã, afirmam que esse programa nuclear tem por objetivo a fabricação de armas nucleares. Preocupação da comunidade internacional! 

-  Afeganistão segue em uma guerra “sem fim”. Conflito completa uma década, com mais de 13 mil mortos, entre civis e militares. Em 2011, os Estados Unidos iniciou o bombardeio no Afeganistão, em resposta aos atentados terroristas orquestrados pela Al-Qaeda em 11 de setembro. O país era dominado pelo Talibã. Há expectativa de que a OTAN passe a segurança do país aos afegãos em 2013.

 

Tragédias naturais: Natureza em fúria!

O furacão Sandy afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana e a costa leste dos EUA.  Momentos de tristeza!

Nova York parou.  Sandy foi forte o suficiente para fechar Wall Street.  Caos, numa das maiores tempestades da história norte-americana.

Tornados assustadores na região central dos EUA. Medo.

 

2012, não foi o fim do mundo para a humanidade! Aliás, pobres Maias! Serviram de “bode expiatório” sobre algo que nunca previram. Porém,  como era previsível:  o mundo segue sua viagem pelo tempo com muitas velhas questões não respondidas.

Que venha 2013 ... circundado de “interrogações”.

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode