DESTAQUES 2013

14/02/2013 17:45

O que será construído?  

O incerto é sempre desafiador.

Venha 2013, e escreva  a sua história ...

 

2013, UM ANO QUE COMEÇOU DE LUTO!

Por Dinoráh Rubim

 

BRASIL :

2013 começa com luto por várias regiões do Brasil:

Início de Janeiro: chuvas castigam regiões do Brasil, em contraste com a pior seca das últimas décadas enfrentadas pelo sertão nordestino.

03 de janeiro: Com as enchentes e enxurradas, a região mais atingida foi Xerém, distrito de Duque de Caxias, região Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Famílias soterradas, pessoas desaparecidas, casas desceram com a força da enxurrada. O distrito é só lama. Cenário de guerra!

27/01/2013: Luto, morte de 236 pessoas no incêndio da Boate Kiss em Santa Maria no RS. Em sua maioria, universitários da UFSM.  Episódio trágico que comoveu o mundo e fez o Brasil chorar.

 

MUNDO :

11/02/2013: O mundo ficou surpreso! O papa Bento XVI (265º), aos 85 anos, anunciou sua renuncia para 28 de fevereiro.  Alega a avançada idade e a falta de vigor físico para exercer as funções do papado.

Bento XVI, foi eleito pelo conclave de 2005, após a morte de João Paulo II (papado: 1978-2005). O cargo é vitalício, sendo permitido a renuncia por livre e espontânea vontade. Algo raro de acontecer. Só há 06 registros de renúncia de papa na história, sendo que a última renúncia ocorreu em 1415, quando Gregório XII apresentou o pedido.

Um conclave com 118 cardeais (sendo 05 brasileiros) se reunirá em março para eleger o próximo papa. Ao todo, a Igreja Católica possui 209 cardeais espalhados pelos continentes do mundo, porém somente 118 estão aptos a votar, por possuírem menos de 80 anos. O papa deverá obter 2/3 dos votos.

Bento XVI, de caráter ortodoxo, teve um governo de cerca de 8 anos, onde tentou a aproximação com judeus e a conservação dos valores católicos.  Houve nesse período a estagnação do número de católicos e o crescimento de evangélicos e muçulmanos.

Há especulações de que a renúncia pode estar ligada as intrigas políticas do Vaticano e uma divisão na Cúria. Mas depois da surpreendente notícia, a maioria dos fiéis tem apresentado apóio ao papa. Nesse caso, acreditam que reconhecer o cansaço demonstra lucidez e a renúncia ao poder é sinal de humildade. Bento XVI em missa rezada na quarta feira de cinzas, pregou que “o verdadeiro discípulo não serve a si mesmo” e condenou a rivalidade e divisão dentro da Igreja.

Enfim, brevemente teremos um conclave com um “papa vivo”, algo que não se repetia há cerca de seis séculos. 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode